Associe-se

© 2020 TAG - Experiências Literárias

CRONOGRAMA

Assista ao book trailer

Viva essa

experiência 

com a gente!

 

Assista ao

book trailer

ASSISTA AOS EVENTOS

05/11

Realismo maravilhoso

com Socorro Acioli e 

Eric Nepomuceno

Mediação: André Aires

Assista ao evento

20h às 21h

Uma conversa sobre o gênero literário natural da América Latina.

É associado?
Baixe o app e acesse conteúdos exclusivos na aba Estante

TAG CuradoriaTAG Inéditos

  Por que a América Latina? 

As páginas vibrantes da América Latina vai para além da ficção produzida nesses países: se refere ao estado de constante movimento que acompanha a trajetória de seus povos. Em seu discurso perante a Academia Sueca na premiação do Nobel, em 1982, Gabriel García Márquez disse que o cerne da nossa solidão — nós, latino-americanos — é a desproporcional realidade que nos aflige, e que pede muito pouco da imaginação. O fantástico da nossa beleza e da nossa tristeza é o que nos une. Países que, apesar das intempéries da história, seguem caminhando incansavelmente. Por isso, com muita alegria e resistência, homenageamos todas as faces da América Latina.

Playlist

 Podcast 

Criamos uma playlist repleta de latinidades para criar o clima de comemoração!

Acesse os podcasts temáticos para expandir ainda mais sua experiência.

ESCUTAR PLAYLISTOUVIR PODCASTASSISTA AOS EVENTOS

Em novembro, celebramos e homenageamos a América Latina em uma programação de eventos online aberta e gratuita

 12/11 

Escrita e repressão 

com Amelinha Teles e 

Julián Fuks

Mediação: Juremir Machado

Assista ao evento

21h às 22h

A arte acompanha a história. Vamos discutir o impacto da repressão sobre a escrita – e o dela sobre a repressão.

 19/11 

Diálogos literários na Améfrica 

com Shirley Campbell

Mediação: Liliam Ramos

Assista ao evento

20h às 21h

Améfrica é um conceito cunhado por Lélia Gonzalez. Conheça mais da literatura afro-hispânica.

 26/11 

Literatura dos povos originários

com Ailton Krenak e 

Eliane Potiguara

Mediação: Julie Dorrico

Assista ao evento

20h às 21h

Um debate sobre a literatura dos povos originários da América Latina espera por você neste encontro.

 27/11 

Vozes negras da América Latina

com Cidinha da Silva e 

Itamar Vieira Junior

Mediação: Jeferson Tenório

Assista ao evento

20h às 21h

No mês da Consciência Negra, uma mesa sobre as vozes negras latino-americanas fecha a programação.

Acessível em Libras

Participantes

Socorro Acioli

Escritora e autora de A cabeça do santo (2014), desenvolvido na oficina de escrita de Gabriel García Márquez.


Eric Nepomuceno

Escritor e jornalista, traduziu para o português livros de alguns dos autores mais importantes da América Hispânica, como Eduardo Galeano, Julio Cortazar, Mario Benedetti, Gabriel García Márquez, Juan Rulfo e Antonio Skármeta, entre outros.


André Aires

Tradutor e professor da Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (Brasília). Doutorando em Literatura e Práticas Sociais, pela Universidade de Brasília.


Nina Nicolaiewsky

Cantora, compositora e educadora musical, é Bacharel em Música Popular pela UFRGS e mestranda em Contemporary Performance em Berklee, na Espanha.


Amelinha Teles

Feminista e defensora dos direitos humanos, é integrante da União de Mulheres de São Paulo e da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. É ex-presa política e autora de livros e artigos sobre gênero e feminismo.

Julián Fuks

Escritor e autor dos livros A resistência (vencedor do prêmio Jabuti na categoria Romance, em 2016) e A ocupação (2019).

Juremir Machado

Jornalista, escritor, professor da PUCRS e colunista do jornal Correio do Povo. Seus últimos livros são Acordei negro (2019) e A memória e o guardião: em comunicação com o presidente João Goulart (2020).

Shirley Campbell

Antropóloga, ativista e poetisa afro-costarriquenha. Suas obras poéticas dão voz ao empoderamento das mulheres negras e as incentiva a estabelecer seu lugar na história.

Liliam Ramos

Doutora em Literaturas Estrangeiras Modernas, é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa literatura e cultura latino-americanas e coordena o projeto de pesquisa Literatura Afro-latino-americana.

Ailton Krenak

Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. Autor de Ideias para adiar o fim do mundo (2019), O amanhã não está à venda (2020) e A vida não é útil (2020).

Eliane Potiguara

Escritora, poeta, ativista em defesa da literatura, das culturas e das mulheres indígenas, contadora de histórias e empreendedora social. Fundadora do GRUMIN (Grupo Mulher - Educação Indígena) e Enlace Continental de Mujeres Indígenas, participou da elaboração da Declaração Universal dos Povos Indígenas/ONU por 6 anos.).

Julie Dorrico

Pesquisadora de literatura de autoria indígena do Brasil, é idealizadora das páginas @leiamulheresindigenas e @literaturaindigenaro no Instagram e do canal no YouTube "Literatura Indígena Brasileira”. Autora de Eu sou macuxi e outras histórias (2019).

Cidinha da Silva

Escritora e editora na Kuanza Produções, publicou 17 livros, entre eles, Um Exu em Nova York (Prêmio Biblioteca Nacional, 2019) e Os nove pentes d’África (PNLD Literário 2020).

Itamar Vieira Junior

Autor das coletâneas de contos Dias (2012) e A oração do carrasco (2017), finalista do Prêmio Jabuti de Literatura, e do romance Torto Arado (2018), vencedor do Prêmio LeYa/Portugal.

Jeferson Tenório

Professor de literatura, é doutorando em Teoria Literária pela PUCRS, escritor e autor dos romances Estela sem Deus (2018) e O avesso da pele (2020).

Dessa Ferreira e Jordana Henriques

Dessa Ferreira é cantautora, produtora musical, artivista, arte educadora e bacharel em música popular pelo Instituto de Artes da UFRGS. Jordana Henriques é cantora e compositora desde os 8 anos de idade.

 Abertura 

Nina Nicolaiewsky
canta vozes latinas

19h30

 Encerramento 

Show Autoras afro-latinas,
com Dessa Ferreira
e Jordana Henriques

21h às 21h40

Créditos de ícones: Drink by Saepul Nahwan / Martini by Mohamad Arif Prasetyo / Drink by tulpahn from the Noun Project / Drink by Muhamad Rifki Subagja